Código: | AF02 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves Cerqueira |
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Corpo docente: |
Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves Cerqueira Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira Marques Marta Patricia Arguello Arguello |
Português
Compreender o fenómeno do envelhecimento populacional nas sociedades ocidentais.
Compreender o processo de envelhecimento nos seus múltiplos factores e variáveis.
Dominar técnicas e cuidados básicos psicossociais que ajudem ao bem-estar da pessoa idosa.
Promover a cidadania activa da pessoa idosa e a sua inserção social.
Encaminhar e acompanhar a pessoa idosa a respostas sociais e serviços de apoio na comunidade.
Perspectivas sociológicas sobre o envelhecimento nas sociedades ocidentais.
Perspectivas psicológicas sobre o self ao longo da vida e as mudanças que decorrem do processo de envelhecer (ciclo vital).
Os factores de crise associados à terceira/quarta idade e as influências socioculturais, assim como aspectos singulares da sua vivência.
Determinantes de saúde da pessoa idosa.
Problemas de saúde mais comuns.
Promoção de saúde da pessoa idosa – papel dos cuidadores informais.
Estímulos sociocognitivos e socioeducativos no processo de envelhecimento
O ócio e o tempo livre: dinâmicas de animação, cidadania e bem estar.
Os conteúdos foram elaborados em estreita ligação com os objetivos do programa, permitindo avaliar no final de cada unidade se os mesmos estão a ser apropriados pelos estudantes e se estão a permitir que construam as aptidões e atitudes previstas, se é necessário reforçar algum tipo de conhecimento ou modificar a forma como estão a ser trabalhados. De referir ainda que os conteúdos apresentados são considerados relevantes, atendendo ao contexto local, regional, nacional e internacional nesta área do conhecimento.
Análise de documentos
Leitura de textos/extratos de trabalhos académicos/de investigação
Produção escrita de pequenos textos
Jogo dramático (role play)
Discussão/debates em pequeno e grande grupo
Entrevista e construção da história de vida
Contacto com pessoas idosas e especialistas ligados a instituições da comunidade
Procura-se investir em dinâmicas que considerem o estudante numa posição ativa, de construção do conhecimento e de atitudes adequadas face à pessoa idosa, pois as mesmas são estruturantes do papel profissional que se pretende que venham a exercer. Em todas as aulas se procura incluir a construção de situações práticas que estimulem a participação individual, a discussão e a reflexão em grupo. O contacto com pessoas idosas, nomeadamente construindo uma história de vida que será trabalhada ao longo das várias sessões, permitirá que os conteúdos se articulem naturalmente com a sua exploração de uma forma situada e contextualizada.
1- Fichas formativas (individual/40%):
Momento 1
Momento 2
2- Construção da história de vida de uma pessoa idosa (a pares) e respetiva análise e perspetiva de intervenção (40%):
3- Apresentação da História de Vida (20%)
A assiduidade rege-se pelo que está protocolado para o Curso.
Azeredo, Z. (Coord.) (2016). Envelhecimento, cultura e cidadania. Edições Piaget.
Comissão Europeia (2021). Livro Verde sobre o Envelhecimento. Promover a responsabilidade e a solidariedade entre gerações. https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/d918b520-63a9-11eb-aeb5-01aa75ed71a1
De Carvalho, A.M. (2023). Viver só - Portugueses esmagadoramente sós. Fundação Francisco Manuel Dos Santos.
Direção-Geral da Saúde (2023). Plano Nacional de Saúde 2030. https://pns.dgs.pt/
Marques, F. & Candeias, Z. (2022). Pensando os objetivos do desenvolvimento sustentável na vertente da mulher/família: Uma reflexão integrativa nas áreas de conhecimento e intervenção do/a enfermeiro/a. Livro de Atas do IV Seminário: Vulnerabilidades Sociais e Saúde. “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Velhos Desafios E Novas Oportunidades”. pp. 78-103. 978-989-53890-3-2 https://comum.rcaap.pt/handle/ 10400.26/42499
Marques, F.G.C. & Candeias, Z. (2020). Vamos conversar sobre a sexualidade dos idosos. Livro de Atas do II Seminário: Vulnerabilidades Sociais e Saúde. Envelhecimento(s) – perspetivas interdisciplinares. pp. 157-165. ISBN:978-989-54631-8-3 http://hdl.handle.net/10400.26/33455
Marques, F.G.C. & Candeias, Z. (2020). Violência na pessoa idosa: uma realidade nublada na sociedade de hoje. Livro de Atas do II Seminário: Vulnerabilidades Sociais e Saúde. Envelhecimento(s) – perspetivas interdisciplinares. pp. 178-191. ISBN:978-989-54631-8-3 http://hdl.handle.net/10400.26/33455
Nunes, L. Cerqueira, A.F (2017). Para uma ética da anciania in Isabel Lage (cood). Cuidados e Envelhecimento. Perspetivas da Enfermagem. Coisas de Ler. ISBN 978-989-8659-87-3.
Nunes, L. Cerqueira, A.F. Franco, H. (2022). A complete guide to assistive technology for the elderly - At least by now. In García-Alonso, J. Fonseca, C. (Eds.). IWoG. pp.1-13. https://doi.org/10.1007/978-3-030-97524-1_185
Nunes, L. Cerqueira, A.F (2020). Training Models for Formal Caregivers of Elderly Persons at Home. In Fonseca.C. [et al] (Eds).Handbook of Research on Health Systems and Organizations for an Aging Society. IG Global. pp. 226-246. 10.4018/978-1-5225-9818-3.ch017
Organização Mundial da Saúde (OMS) & Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Envelhecimento Saudável. https://www.paho.org/pt/envelhecimento-saudavel
Organização das Nações Unidas (ONU) (2022). ONU News Perspectiva Global Reportagens Humanas – Década para o Envelhecimento Saudável incentiva qualidade de vida. https://news.un.org/pt/story/ 2022/06/1792482
Paulino, M., Costa, D. (2019). Maus-Tratos a Pessoas Idosas. Editor: Pactor. ISBN: 9789896930837
Pinto, J.C., Pinto, H. C. (Coord.) (2021). Envelhecimento - Dimensões e contextos. Universidade Católica Editora.
Reis, A.C. (2019). O Cuidador Informal. Manual Prático Para Cuidar Dos Que Mais Amamos. Editor: Edições Mahatma. ISBN: 9789898865670
República Portuguesa, Ministério dos Negócios Estrangeiros & Comissão Nacional da UNESCO. https:// unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel
Serviço Nacional de Saúde (2017). Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e saudável 2017-2025. Proposta do Grupo de Trabalho Interministerial (despacho n.o12427/2016). https://www.sns.gov.pt/wp-content/ uploads/2017/07/ENEAS.pdf
Sequeira, C. (2018). Cuidar de Idosos. Editor: Editora Lidel. ISBN: 9789897522789
World Health Organization (2023). Self care interventions for health. https://www.who.int/health-topics/self- care#tab=tab_1
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