Dinâmicas de Envelhecimento

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2023/2024

Código: AF02
Sigla: DE
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPSFC 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves Cerqueira
Corpo docente: Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves Cerqueira
Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira Marques
Marta Patricia Arguello Arguello

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender o fenómeno do envelhecimento populacional nas sociedades ocidentais.
Compreender o processo de envelhecimento nos seus múltiplos factores e variáveis.
Dominar técnicas e cuidados básicos psicossociais que ajudem ao bem-estar da pessoa idosa.
Promover a cidadania activa da pessoa idosa e a sua inserção social.
Encaminhar e acompanhar a pessoa idosa a respostas sociais e serviços de apoio na comunidade.

Conteúdos programáticos

Perspectivas sociológicas sobre o envelhecimento nas sociedades ocidentais.
Perspectivas psicológicas sobre o self ao longo da vida e as mudanças que decorrem do processo de envelhecer (ciclo vital).
Os factores de crise associados à terceira/quarta idade e as influências socioculturais, assim como aspectos singulares da sua vivência.
Determinantes de saúde da pessoa idosa.
Problemas de saúde mais comuns.
Promoção de saúde da pessoa idosa – papel dos cuidadores informais.
Estímulos sociocognitivos e socioeducativos no processo de envelhecimento
O ócio e o tempo livre: dinâmicas de animação, cidadania e bem estar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos foram elaborados em estreita ligação com os objetivos do programa, permitindo avaliar no final de cada unidade se os mesmos estão a ser apropriados pelos estudantes e se estão a permitir que construam as aptidões e atitudes previstas, se é necessário reforçar algum tipo de conhecimento ou modificar a forma como estão a ser trabalhados. De referir ainda que os conteúdos apresentados são considerados relevantes, atendendo ao contexto local, regional, nacional e internacional nesta área do conhecimento.

Metodologias de ensino

Análise de documentos
Leitura de textos/extratos de trabalhos académicos/de investigação
Produção escrita de pequenos textos
Jogo dramático (role play)
Discussão/debates em pequeno e grande grupo
Entrevista e construção da história de vida
Contacto com pessoas idosas e especialistas ligados a instituições da comunidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Procura-se investir em dinâmicas que considerem o estudante numa posição ativa, de construção do conhecimento e de atitudes adequadas face à pessoa idosa, pois as mesmas são estruturantes do papel profissional que se pretende que venham a exercer. Em todas as aulas se procura incluir a construção de situações práticas que estimulem a participação individual, a discussão e a reflexão em grupo. O contacto com pessoas idosas, nomeadamente construindo uma história de vida que será trabalhada ao longo das várias sessões, permitirá que os conteúdos se articulem naturalmente com a sua exploração de uma forma situada e contextualizada.

Metodologia e provas de avaliação

1- Fichas formativas (individual/40%):
Momento 1
Momento 2

2- Construção da história de vida de uma pessoa idosa (a pares) e respetiva análise e perspetiva de intervenção (40%):

3- Apresentação da História de Vida (20%)






Regime de assiduidade

A assiduidade rege-se pelo que está protocolado para o Curso.

Bibliografia

Azeredo, Z. (Coord.) (2016). Envelhecimento, cultura e cidadania. Edições Piaget.

Comissão Europeia (2021). Livro Verde sobre o Envelhecimento. Promover a responsabilidade e a solidariedade entre gerações. https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/d918b520-63a9-11eb-aeb5-01aa75ed71a1

De Carvalho, A.M. (2023). Viver só - Portugueses esmagadoramente sós. Fundação Francisco Manuel Dos Santos.

Direção-Geral da Saúde (2023). Plano Nacional de Saúde 2030. https://pns.dgs.pt/

Marques, F. & Candeias, Z. (2022). Pensando os objetivos do desenvolvimento sustentável na vertente da mulher/família: Uma reflexão integrativa nas áreas de conhecimento e intervenção do/a enfermeiro/a. Livro de Atas do IV Seminário: Vulnerabilidades Sociais e Saúde. “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Velhos Desafios E Novas Oportunidades”. pp. 78-103. 978-989-53890-3-2 https://comum.rcaap.pt/handle/ 10400.26/42499

Marques, F.G.C. & Candeias, Z. (2020). Vamos conversar sobre a sexualidade dos idosos. Livro de Atas do II Seminário: Vulnerabilidades Sociais e Saúde. Envelhecimento(s) – perspetivas interdisciplinares. pp. 157-165. ISBN:978-989-54631-8-3 http://hdl.handle.net/10400.26/33455

Marques, F.G.C. & Candeias, Z. (2020). Violência na pessoa idosa: uma realidade nublada na sociedade de hoje. Livro de Atas do II Seminário: Vulnerabilidades Sociais e Saúde. Envelhecimento(s) – perspetivas interdisciplinares. pp. 178-191. ISBN:978-989-54631-8-3 http://hdl.handle.net/10400.26/33455

Nunes, L. Cerqueira, A.F (2017). Para uma ética da anciania in Isabel Lage (cood). Cuidados e Envelhecimento. Perspetivas da Enfermagem. Coisas de Ler. ISBN 978-989-8659-87-3.

Nunes, L. Cerqueira, A.F. Franco, H. (2022). A complete guide to assistive technology for the elderly - At least by now. In García-Alonso, J. Fonseca, C. (Eds.). IWoG. pp.1-13. https://doi.org/10.1007/978-3-030-97524-1_185

Nunes, L. Cerqueira, A.F (2020). Training Models for Formal Caregivers of Elderly Persons at Home. In Fonseca.C. [et al] (Eds).Handbook of Research on Health Systems and Organizations for an Aging Society. IG Global. pp. 226-246. 10.4018/978-1-5225-9818-3.ch017

Organização Mundial da Saúde (OMS) & Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Envelhecimento Saudável. https://www.paho.org/pt/envelhecimento-saudavel

Organização das Nações Unidas (ONU) (2022). ONU News Perspectiva Global Reportagens Humanas – Década para o Envelhecimento Saudável incentiva qualidade de vida. https://news.un.org/pt/story/ 2022/06/1792482

Paulino, M., Costa, D. (2019). Maus-Tratos a Pessoas Idosas. Editor: Pactor. ISBN: 9789896930837
Pinto, J.C., Pinto, H. C. (Coord.) (2021). Envelhecimento - Dimensões e contextos. Universidade Católica Editora.

Reis, A.C. (2019). O Cuidador Informal. Manual Prático Para Cuidar Dos Que Mais Amamos. Editor: Edições Mahatma. ISBN: 9789898865670

República Portuguesa, Ministério dos Negócios Estrangeiros & Comissão Nacional da UNESCO. https:// unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

Serviço Nacional de Saúde (2017). Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e saudável 2017-2025. Proposta do Grupo de Trabalho Interministerial (despacho n.o12427/2016). https://www.sns.gov.pt/wp-content/ uploads/2017/07/ENEAS.pdf

Sequeira, C. (2018). Cuidar de Idosos. Editor: Editora Lidel. ISBN: 9789897522789

World Health Organization (2023). Self care interventions for health. https://www.who.int/health-topics/self- care#tab=tab_1

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